sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Diretora Salete e a Cimeire do Centro de Mutimeios, organizadoras do evento


Agradecemos a todos os professores por esta festa tão linda.
Parabénas pelo esforço e dedicação.
VALEU A PENA O NOSSO TRABALHJO!!!!

Professora Sônia, Francinete e os Alunos. De onde vem o seu preconceito? Racismo é crime.

Neste 20 de novembro, nós da Escola Nemésio Bezerra fizemos uma homenagem a um povo com um passado sofrido e que, ainda hoje, é vítima de preconceitos. Não consideramos que existam raças diferentes na face da Terra. Somos todos da raça humana. Existem grupos de pessoas com características diferentes. Por isso, não aceitamos a discriminação contra nenhum povo, contra nenhum indivíduo. Não concordamos com qualquer tese de superioridade de um povo sobre outro nem que diferenças de pele sejam parâmetro para segregar pessoas. Por isso, neste 20 de novembro, consagramos pelo nascimento do lutador Zumbi, quero render um tributo a todos os negros. Para isso, parabenizo a todos os professores e alunos que desenvolveram esse belo trabalho de informação e conscientização na Escola. NÃO AO RACISMO!

Dança Maracatú.

A palavra "maracatu" primeiro designou um instrumento de percussão e, só depois, a dança que se dançava ao som deste instrumento. Os cronistas portugueses chamavam aos "infiéis" de nação, nome que acabou sendo assumido pelo colonizado. Os próprios negros passaram a autodenominar de nações a seus agrupamentos tribais. As nações sobreviventes descendem de organizações de negros deste tipo, e nos seus estandartes escrevem CCMM (Clube Carnavalesco Misto Maracatu).

Representação a Santa Negra Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, é a Virgem Padroeira do Brasil. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada, anualmente, a 12 de Outubro.

Artistas famosos: Ser livre é ser culto.

O Dia da Consciência Negra é marcado por manifestações e grandes celebrações nas Escolas de todo o Brasil.

Representação da figura da baiana.

A Lei 10.639/2003 estabelece as Diretrizes Curriculares e torna OBRIGATÓRIO, o estudo da História da África e dos africanos no ensino Fundamental e Médio.

A influência da dança originária da África na nossa cultura.

Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!.

Culminância do Projeto;`África.

Homenagem ao dia da consciência negra. 20/11/2008.
Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial

Membros da comissão; Graça, Francinete, Joana e Zuila, com a presença da convidada Lucilene


A comissão da Escola contou com a presença da conselheira tutelar (Lucilene) Bamba, que se dispos a comparecer no evento para discutir e esclarecer aos presentes a realidade das nossas crianças e adolescentes de nossa Cidade de Quixadá no âmbito da violência.

Forum realizado na Escola N.B sobre a criação da lei; 13.230.



No dia 18/11/2008, foi realizado na Escola Nemésio Bezerra o fórum sobre a Lei 13.230, de 27/06/2002. Essa Lei dispõe sobre a criação de atendimento, notificação e prevenção à violência doméstica contra a criança e adolescente nas Escolas de rede pública e privada do Estado do Ceará e dá outras providências.

Quem sou eu

Minha foto
Quixadá, Ceará, Brazil
A Escola de Ensino Fundamental Nemésio Bezerra, situada à Avenida Presidente Vargas, n° 453, bairro Putiú, no município de Quixadá- Ceará, foi inaugurada em 27 de maio de 1965, pelo governador Cel. Virgílio Távora e criada pelo Decreto Governamental número 11.493, publicado no Diário Oficial do Estado em 30/10/1975. A escola ocupa uma área de 1.157.23m2, sendo 790,35m2 a área construída. Compreende, em sua estrutura física, 31 dependências, um pátio coberto e um terreno de 575m2, adquirido pela comunidade, para a construção de uma quadra de esportes. Possui 9 (nove) salas de aula funcionando com 09 turmas distribuídas nos 2 turnos. A comunidade apresenta um baixo nível aquisitivo e sérios problemas sócio-culturais acarretados pelo alto índice de analfabetismo, desemprego e violência. A maioria da população vive de subemprego, tendo uma renda que varia de meio a dois salários mínimos nas diversas atividades de prestação de serviço.

RECADOS

Eventos na Escola