sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Homenagem aos professores e funcionários NB


Sempre é tempo de recomeçar.
Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos.
Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade.
Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado.
Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel.
Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo.
Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho.
Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos...
O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade.
As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos.
Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você?
Você está pronto para recomeçar?
O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade.

Salete com as funcionárias Toinha e a Socorro Nunes


O Dia do Funcionário Público, comemorado em 28 de outubro, nos leva à reflexão do papel desempenhado por nós, que temos a importante missão de prestar serviços à população e zelar pelo bem público, em benefício de todos. Para exercer plenamente nosso papel e consolidar nosso compromisso com a sociedade é preciso manter a união, o companheirismo e o respeito. Parabéns a todos os funcionários públicos, que são os pilares que mantêm o setor público em funcionamento.

Professora Margarida e Diretora Salete


... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe.
Cora Coralina.

As professoras do LEI - ANGELA E KYLVIA na festa dos professores 2008


:"Vocês que plantaram um dia a semente do conhecimento em nós, a verão brotar e gerar, no futuro, cada vez mais plantios e proveitosas colheitas com frutos de reconhecimento e valorização pelos atos de amor e dedicação na arte de ensinar

Nossa amizade faz a diferença: família NB


Canção Da América
Milton Nascimento
Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

Aniversariante do dia Joubert com a amiga Toinha


FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
Deus te abençoe e traga consigo muita paz e saúde.

Confraternizaçao NB no salão da escola


Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.
Feliz dia dos Professores!

Diretota Salete e professora Sandra


Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Salete com a funcionária Chica


Hoje é o seu dia!

Dia do Funcionário Público

Parabéns e tudo de bom.

Você merece!

Diretora Salete com a professora Raquel



Professora
Raquel:

Professor
rima com flor,
as pétalas sua dádiva de ensinar,
a lousa seu palco,
é um regente com o giz nas mãos,
as carteiras seu teatro
a platéia seus alunos,
as palmas não ouvem,
soam silenciosas a cada ensino!

A Superitendente Lourdes com nossa querida Joana


Ser professor
é um vício ou vocação?
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de amanhã.

Coordenadora da CREDE 12 Joyce com a professora Eliene


Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cimeire: Professora, Amiga e Artista.

Coordenadora do Centro de Multimeios da Escola Nemésio Bezerra, há mais de 27 anos tem dedicado grande parte de seu tempo as atividades desta Escola, não medindo esforços para o desenvolvimento dos projetos escolares, mantendo-se disponível e presente em todos os momentos de realização desses eventos. Como prova disto, Francis Mairy fez questão de confeccionar lembranças para homenagear os professores do NB, apoiando a coordenação em mais uma idealização. Nós, professoras do LEI, núcleo gestor, funcionários, alunos e docentes agradecemos por sua grande colaboração, empenho e amor pelo trabalho que tens realizado para o crescimento da comunidade escolar.

Semana do Professor.

Professoras Lúcia, Sandra e Fátima recebem as homenagens feitas pelos seus alunos. Numa forma de agradecimento pela eficiência no desempenho de suas atividades em sala de aula.

Abertura da semana do professor.

Os alunos da Escola Nemésio Bezerra iniciaram a semana com muitas homenagens aos professores. Na ocasião, fizeram entrega de flores e cartões emocionando a todos presentes. Os professores ficaram surpresos com o carinho de seus alunos, pois os mesmos foram recebidos com músicas, mensagens, e o comprometimento de maior dedicação e empenho nas aulas.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

COORDENADORA PEDAGÓGICA DA EEF NEMESIO BEZERRA



MEMORIAL JOANA DARC LOBO
Minha trajetória educacional teve seu início na pequena cidade de Acopiara, interior do Ceará, na Escola de 1º Grau Pe. João Antonio. A mesma escola, foi espaço de aprendizagem para a minha mãe. Hoje, quando em férias visito a cidade, sempre dou uma passadinha por lá, relembrando os bons tempos de minha infância.
Lembro com carinho da Diretora D. Maria Luisa, que naquela época (início da década de 70), provavelmente, não receberá nenhuma formação para inclusão de alunos com deficiência, mas, pela sua competência e sensibilidade tornava os espaços físicos da escola, acessíveis a minha condição de deficiente física. Ainda lembro das advertências que a mesma fazia aos demais alunos para que não me derrubassem e que fossem companheiros, colaborativos comigo. Mesmo tendo uma irmã um ano mais nova, estudando na mesma escola, sempre tinha coleguinhas que me ajudavam na hora do intervalo, no caminho para a cantina, ou ainda, para conduzir algum material escolar.
Conclui o Ensino Fundamental em 1983, naquela época, já morava na cidade de Quixadá. No Ensino Médio, optei pelo curso Pedagógico, no Colégio Estadual Cel. Virgílio Távora. No terceiro ano do curso, fui escolhida pela direção da escola para trabalhar como bolsista na Escola de Ensino Fundamental José Jucá. Foi minha primeira experiência em sala de aula. Eu, e outras colegas de curso, trabalhávamos no contra turno, em salas de primeira série, dando suporte ao professor regente com alunos que ainda não estavam alfabetizados. Elaborávamos atividades diversificadas para que os mesmos obtivessem um melhor desempenho escolar na leitura, escrita e cálculo. Durante todo o ano de 1985, realizamos este trabalho, que foi nosso laboratório inicial. Naquela época a escola não dispunha dos recursos de hoje. Contávamos com os livros didáticos, algumas revistas que utilizávamos para recorte, lousa e giz. Mas, já era latente em nossa essência, o fazer pedagógico, e o interesse pela educação pública. Com esses recursos, criatividade e carinho, colaboramos com alunos que ainda não tinham conseguido apropriar-se do saber ler e escrever.
Em 1987, fiz o 4º Pedagógico e já pensava em entrar na universidade. Esse passo significativo, aconteceu no ano de 1993. Fui aprovada para o curso de História da Universidade Estadual do Ceará, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Foram os melhores anos de minha vida. Neste período, conheci pessoas maravilhosas que amarei por toda minha vida. Não citarei nomes para não correr o risco de omitir o nome de algum colega de turma. Dos professores do curso, tenho especial carinho por Damasceno Gomes, Pe. Edilberto Reis, Marcos Diniz, Noelia, Cleide Amorim, Marcélia Marques, Altemar Muniz. Ainda encontro com alguns, em diversos momentos da vida. Estão todos na ativa, trabalhando por uma educação de qualidade e formação de profissionais conscientes do seu papel na construção de uma sociedade mais justa com foco no saber histórico.
Da formação e conhecimentos adquiridos na FECLESC, ingressei de vez na educação, quando fui aprovada em concurso público para professores da rede estadual de ensino do Estado do Ceará, no ano de 1997. Iniciei minhas atividades em duas escolas diferentes. Trabalhava um turno na Escola de Ensino Fundamental e Médio Gov. César Cals e no outro, na Escola de Ensino Médio Cel. Virgílio Távora, a mesma que conclui o ensino médio.
Em novembro de 1999, fui convidada a participar de um programa de formação de professores “leigos”, uma parceria do governo federal com estados e município. Era o PROFORMAÇÃO – Programa de Formação de Professores em Exercício. Nesta atividade profissional, permanecia até o ano de 2004, quando fui convidada para Supervisora de Ensino do CREDE 12. Na atividade anteriormente citada, fui professora formadora da área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e posteriormente Coordenadora da Agencia Formadora – AGF.
Foi com o PROFORMAÇÃO que adquiri boa parte dos conhecimentos e procedimentos didático-pedagógicos que hoje utilizo na escola onde trabalho. Foi através deste programa que me inseri no universo da tecnologia e das novas ferramentas educacionais que estavam a nosso alcance. Assim, nosso grupo de agentes formadores, pesquisava, produzia e mudava a realidade de muitos professores da nossa região que trabalhavam com escolas de ensino fundamental e ainda não tinham adquirido o que propunha a LDB1, no Art. 62 “A formação de docentes para atuar na educação básica fár-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.”
Como supervisora, tive a oportunidade de desenvolver habilidades e competências relacionadas à gestão educacional e vivenciar práticas de implementação de políticas públicas. Conheci todas as escolas estaduais desta coordenadoria e observei práticas diversificadas de êxito escolar nos oito municípios deste CREDE. Tive também a oportunidade de participar de excelentes momentos de construção de conhecimentos na Secretaria da Educação Básica, assim como nas Secretarias Municipais da Educação.
Desta forma, chego à coordenação pedagógica da EEF. Nemésio Bezerra, com experiências adquiridas e uma vontade de fazer bem o trabalho a que me propus. E a cada dia busco meu fazer pedagógico diferenciando na perspectiva de que a comunidade escolar, em seus diversos segmentos, também se sinta motivada a trabalhar com mais dedicação, focada na qualidade dos serviços educacionais, sociais e humanos. Assim, a cada nova perspectiva de aprendizagem, nos colocamos a serviço da escola.


Mãe e Filho na sala de aula. Exemplo de esforço e dedicação na busca por um futuro melhor.

A Escola Nemésio Bezerra realizou neste sábado 11/10/08 o segundo simulado de português e matemática e nossa aluna Bruna merece destaque especial. A jovem estudante do 9º ano com apenas 15 anos anos já é mãe do belo menino Tales, mas mesmo diante de tantas dificuldades a mesma nao desanima dos estudos e continua nas atividades normais, mesmo que pra isso a mãe tenha que levar seu filho para a sala de aula. É muito gratificante para todos nós do NB poder presenciar e acompanhar todo o esforço feito pela Bruna em busca de um futuro melhor para ela e seu filho. Parabéns Bruna e continue sempre dedicada e nao desanime nunca diante dos obstáculos, nós, do NB iremos ajudá-la o quanto pudermos para que obtenha grandes vitórias no futuro. Abraços e fiquem com Deus.

Reunião de Pais e Alunos na Escola Nemésio Bezerra

Nesta quinta-feira, 09/10/08 aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Nemésio Bezerra reunião de Pais, Alunos e Professores. Todo mês a coordenação e direção da Escola realiza esse evento para que haja uma maior participação dos Pais em relação aos acontecimentos relacionados a Escola de seus filhos, onde é repassado durante a realização da reunião toda a programação do mês, prestação de contas e assinatura dos boletins escolares. A Escola Nemésio Bezerra trabalha em conjunto com todos os membros que compõe o ambiente escolar, Pais, Alunos, Professores, Funcionários, entre outros.

Reunião de Pais e Alunos na Escola Nemésio Bezerra

Professora Sandra e Maria Salete Lopes Diretora da Escola Nemésio Bezerra, fazendo a prestação de contas com os pais dos alunos que se encontravam presente.

Quem sou eu

Minha foto
Quixadá, Ceará, Brazil
A Escola de Ensino Fundamental Nemésio Bezerra, situada à Avenida Presidente Vargas, n° 453, bairro Putiú, no município de Quixadá- Ceará, foi inaugurada em 27 de maio de 1965, pelo governador Cel. Virgílio Távora e criada pelo Decreto Governamental número 11.493, publicado no Diário Oficial do Estado em 30/10/1975. A escola ocupa uma área de 1.157.23m2, sendo 790,35m2 a área construída. Compreende, em sua estrutura física, 31 dependências, um pátio coberto e um terreno de 575m2, adquirido pela comunidade, para a construção de uma quadra de esportes. Possui 9 (nove) salas de aula funcionando com 09 turmas distribuídas nos 2 turnos. A comunidade apresenta um baixo nível aquisitivo e sérios problemas sócio-culturais acarretados pelo alto índice de analfabetismo, desemprego e violência. A maioria da população vive de subemprego, tendo uma renda que varia de meio a dois salários mínimos nas diversas atividades de prestação de serviço.

RECADOS

Eventos na Escola